Instant Messaging

 

Um mensageiro instantâneo ou comunicador instantâneo, também conhecido por IM (do inglês Instant Messaging), é uma aplicação que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real. Através destes programas o usuário é informado quando algum de seus amigos, cadastrado em sua lista de contactos, está online, isto é, conectou-se à rede. A partir daí, eles podem manter conversações através de mensagens de texto as quais são recebidas pelo destinatário instantaneamente. Normalmente estes programas incorporam diversos recursos, como envio de figuras ou imagens animadas, conversação em áudio - utilizando as caixas de som e microfone do sistema, além de vídeo-conferência (webcam).

Um dos pioneiros neste tipo de aplicação foi o ICQ, software que rapidamente alcançou o sucesso em todo o mundo e abriu caminho para o desenvolvimento de diversos protocolos e aplicações por parte de outras companhias. Um mensageiro instantâneo está sempre associado a um serviço de mensagens instantâneas. Este serviço difere do e-mail na medida em que as conversações ocorrem em tempo real. Ainda, a maioria dos serviços subentende um "estado" entre os intervenientes, como por exemplo, se um contacto está ou não a utilizar activamente o computador (on-line). Geralmente ambas partes da conversação vêem cada linha de texto imediatamente a ter sido escrita (linha-a-linha), aproximando mais este serviço do serviço telefónico, em vez do serviço postal. Estas aplicações geralmente permitem também afixar uma mensagem de ausência (away), equivalente à mensagem de um atendedor de chamadas telefónicas. Normalmente estes programas incorporam diversos recursos, como envio de figuras ou imagens animadas, conversação em áudio - utilizando as caixas de som e microfone do sistema, além de através de uma webcam.

 

Os programas de mensagens instantâneas não devem ser considerados como imunes à monitorização por terceiros a menos que utilizem programas especiais que codifiquem os dados transmitidos entre o transmissor e o receptor (e vice-versa).

O uso de comunicadores tem aumentado muito nos últimos anos, se alastrando para dentro das empresas. Isso tem gerado uma série de problemas para as empresas. Algumas empresas começaram a adoptar o uso de comunicadores corporativos, também chamado de messenger corporativo. A diferença destes comunicadores para os comunicadores populares, esta no controle. O usuário não possui autorização para adicionar contactos e toda a conversa é guardada para posterior análise.

 

Para além de enviar e de receber mensagens, também pode utilizar um cliente de e-mail como o Outlook Express ou o Thunderbird para participar em newsgroups. No que concerne à Internet, estes grupos são provavelmente a mais antiga forma de comunicação. No entanto, mantêm-se como uma das mais populares, apesar do crescimento explosivo do instant messaging e da voz sobre IP.

Um newsgroup é um local na Internet onde diversas pessoas com um leque de interesses comum podem trocar ideias, discutir assuntos ou expor os seus pontos de vista sobre um determinado tema. Estes grupos estão organizados em categorias e subcategorias, existindo dezenas de milhar por onde escolher – quer se trate de algo imaginável ou inimaginável, desde os assuntos mais vulgares do dia-a-dia até ao facto mais bizarro.

 

Exemplo de Instant Messaging

 

PIDGIN