Redes Sociais na Internet
Nos últimos anos, assistimos a um verdadeiro boom no número de redes sociais na Internet. Não sabe do que estamos a falar? E se mencionarmos exemplos como Hi5 (https://hi5.com), Flickr (https://www.flickr.com/), Facebook (www.facebook.com) ou MySpace (www.myspace.com), torna-se mais óbvio? As redes sociais começaram por ser espaços de partilha de interesses comuns, onde os cibernautas se “encontravam” para falar e mostrar conteúdo sobre determinados temas. No fundo, é simples encontrar uma analogia entre o mundo online e o nosso dia-a-dia. Se gostar de futebol, é provável que se encontre com amigos para ver jogos ou para fazer uns desafios ao fim de semana. Gosta de leitura? Então aquele grupo de discussão de livros da junta de freguesia parece-lhe uma boa ideia, certo? Na prática, as redes sociais seguem os mesmos princípios, mas são espaços virtuais que permitem outro tipo de sociabilização.
O Flickr, por exemplo, é um site de partilha de fotografias. Os utilizadores deste serviço fazem upload às suas fotos e depois podem partilhá-las com toda a gente ou com um pequeno grupo de utilizadores (neste último caso, o acesso a essas fotografias é feito através de uma palavra-chave). Além disso, é possível recorrer a tarefas básicas de edição de imagem e ao processo de catalogação das fotos, para que seja mais fácil encontrar aquela fotografia especial para mostrar aos amigos.
Criar uma conta num destes sites é um processo muito simples. Envolve o registo, um processo de alguns minutos onde o leitor precisa de inserir os seus dados pessoais e definir um nome de utilizador e uma palavra-chave. Permita-nos deixar-lhe uma palavra de aviso no que concerne ao tipo de informação pessoal que disponibiliza nas páginas das redes sociais. Muitas vezes, as fotografias pessoais que são publicadas nestes sites são depois utilizadas por cibernautas de forma ilícita. Cuidado com o que publica online sobre si. Evite divulgar informações pessoais e delicadas, fotografias íntimas e dados como números de BI e informações sobre a sua morada, entre outras coisas. No Hi5, por exemplo, é possível bloquear o perfil para que apenas os utilizadores que o leitor aceitou previamente como “amigos” tenham acesso à sua página. A lista de amigos pode ser alterada a qualquer altura.